Ainda sobre o Portunhol
Descrição do post.
3/25/20231 min read
Ainda sobre o portunhol. Vamos exempificar. Há certas pessoas (alguns amigos meus, inclusive) que não hesitam na hora de dar um upgrade no currículo citando conhecimentos de espanhol que nunca foram adquiridos. E não são poucos os que fazem isso! Alguns inclusive chegam a afirmar que têm nível intermediário, sem nunca ter aprendido a conjugar os verbos ser e estar (por mais que suas formas no infinitivo sejam iguais às que temos no português, a conjugação é um tanto diferente — tú, por exemplo, não és, mas tú eres). Situações assim podem levar a um certo embaraço (aqui com ç, que nada tem a ver com o embarazo espanhol) na hora de uma entrevista.
Eu já trabalhou avaliando os conhecimentos de espanhol de comissários de bordo brasileiros que pretendiam começar a voar para outros países da América Latina, e resumindo: “Muitos chegavam seguros de si, afirmando ter domínio do espanhol. Aí eu pedia para eles me contarem o que fizeram no fim de semana, algo bastante simples, e a resposta era quase sempre formada por palavras soltas: “Sábado playa, dormir, muy bueno“. Claro que eu podia entender o que eles queriam comunicar, mas a capacidade de formar frases é fundamental quando precisamos, de fato, falar um idioma”.
Quem decide se candidatar a uma vaga em alguma universidade em um país de língua espanhola, também precisa comprovar proficiência no idioma, não é mesmo?
Então, embarque em uma jornada comigo e venha aprender esse idioma apaixonante.
Olga Perlas
Profesora de español como lengua extranjera | Examinadora DELE | Creadora y presentadora del pódcast: EL VIAJE A LA CUMBRE | Creadora y administradora de la membresía en PATREON.
Contato
info@olgaperlas.com
+5511952879686