Qual a idade ideal para o aprendizado de idiomas?

Embora nossa compreensão do aprendizado de idiomas esteja em constante evolução, os mitos persistentes sobre as crianças serem muito superiores em buscá-las são abundantes, colocando outras pessoas fora do desafio. Mas a verdade é que todos podem – e devem – aprender um novo idioma, independentemente da idade. Aqui está o porquê.

5/12/20231 min read

person holding pile of books near face
person holding pile of books near face

Como aprendemos

O aprendizado de idiomas é uma função essencial do cérebro que nos permite entender o mundo. Sem exposição à linguagem na primeira infância, crescemos com uma capacidade muito limitada de navegar nela. Histórias de crianças abandonadas demonstraram tragicamente a importância da exposição precoce e o preço que pagamos se formos privados de idiomas nos primeiros anos.

Mas os bebês são, de fato, conectados a escutar e imitar os idiomas que ouvem antes do nascimento, e estudos mostraram que, mesmo sem palavras, os bebês choram e se comunicam ‘com sotaque’. A capacidade de falar na língua materna baseia-se nessa base profunda – e a capacidade de se expressar progride a um ritmo surpreendentemente rápido nos primeiros anos de vida.

As crianças adquirem habilidades de linguagem por meio de um processo que os cientistas chamam de “aprendizado implícito”: absorvendo e imitando o que ouvem. Eles estão simplesmente focados em adquirir os meios para comunicar o que desejam da maneira mais eficaz possível.

Eles não pensam no aprendizado de idiomas – eles simplesmente o fazem!