Sair da cabeça – e entrar no mundo

É comum ouvir adultos, mesmo jovens, dizerem que são velhos demais para aprender um novo idioma e que é muito difícil. E muitos – apesar de não quererem admitir – hesitam porque não se sentem confortáveis em cometer erros na frente dos outros.

5/17/20231 min read

Mas aprender um novo idioma é realmente mais difícil à medida que envelhecemos?

Embora um grande e recente estudo realizado no MIT tenha concluído que certos aspectos da fluência estão ligados à exposição na infância – uma compreensão perfeita de regras específicas da gramática inglesa, por exemplo -, há poucas provas de que adolescentes e adultos sejam menos eficazes no aprendizado de idiomas do que crianças menores, especialmente se o objetivo não for fluência no nível nativo.

Alguns estudos, incluindo um estudo de falantes bilíngues de espanhol e catalão que aprendem inglês, mostraram até que os adultos aprendem mais rápido que as crianças.

Também adultos – mesmo iniciantes – podem progredir rapidamente, principalmente se aprenderem imersivamente. Joshua Hartshorne, professor assistente de psicologia no Boston College e principal autor do estudo do MIT, confirma isso, argumentando que “eu aprenderia em um ambiente de imersão. A imersão tem um efeito enorme em nossos dados – grandes, mesmo em relação a diferenças bastante grandes na idade. ”

A imersão funciona porque torna o aprendizado natural, necessário, contínuo e divertido.

Mas há uma vantagem adicional que os alunos adultos têm: uma abordagem estruturada para a própria aprendizagem.